Memorial

Descreverei aqui meus trabalhos mais significativos

Para maiores detalhes sobre minha produção, você pode consultar meu Currículo em formato LattesNa aba Artigos, estarão disponíveis, em breve, meus demais trabalhos.


Sobre o Sistema de Filsofia Transcendental de Schopenahuer

Minha pesquisa em Filosofia é uma pesquisa em história da filosofia especializada no sistema filosófico de Arthur Schopenhauer e o seu contexto histórico; especialmente Kant, seus contemporâneos e o Idealismo Alemão. Assim, pretendo contribuir para história da filosofia  situando historicamente o projeto filosófico de Schopenhauer. O método que tenho seguido desde a pesquisa de mestrado - que culminou com o texto O sistema de Filosofia Transcendental: Uma interpretação e Defesa - consiste em resgatar os problemas e desafios filosóficos que teriam sido importantes para Schopenhauer. Alio a isso, uma rigorosa análise dos textos do autor. A análise do texto de Schopenhauer a qual me proponho leva em conta o texto original, em alemão, e as traduções mais usadas na tradição de comentários.

Atualmente, prossigo essa pesquisa no Doutorado. Embora eu tenha continuado a pesquisar a relação do sistema filosófico de Schopenhauer com os problemas filosóficos de seu tempo, minha tese será a respeito de um método de prova desenvolvido por Kant: a Dedução Transcendental. O tema costuma ser pesquisado exclusivamente no âmbito da Filosofia Transcendental. Meu propósito é examinar como esse método de prova pode ser aplica na Filosofia da Natureza. Examinar esse assunto é um passo preliminar para situar a Filosofia da Natureza de Schopenhauer frente aos desafios metafísicos de seu tempo. Assunto que virá a ser desenvolvido em pesquisas posteriores ao Doutorado.


Sobre Schopenhauer e Freud (filosofia e psicanálise)

Após o término de meu mestrado, passei a cursar uma especialização em clínica psicanalítica. A partir desse momento, tive a oportunidade de somar experiência clínica à análise pessoal e também à pesquisa filosófica que eu já havia iniciado sobre a psicanálise. A pesquisa que eu já havia iniciado era sobre como entender a situação psicanalítica de tratamento. Fazia isso através da filosofia de Schopenhauer, totalmente propícia este fim, pois Schopenhauer desenvolve uma teoria que visa oferecer uma explicação para nossos pensamentos espontâneos; sua resposta é que esses pensamentos são efeitos de nossa essência mais íntima.

Pois bem, na Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS, além de cursar disciplinas fundamentais sobre Clínica Psicanalítica em geral, clinicar, supervisionar essa prática e participar de inúmeras atividades clínicas, pude desenvolver aquela pesquisa que já tinha sobre Schopenhauer e a teoria do inconsciente. Como resultado, temos uma monografia na qual examino a relação teoria do inconsciente e os principais conceitos técnicos que ela fundamenta. Os conceitos técnicos examinados são aquels desenvolvidos por Freud; com o auxílio da teoria do inconsciente de Schopenhauer que examinei em detalhe, pude extrair alguns resultados que vão um pouco além de Freud. Para quem tiver interesse em conferir o trabalho, clique aqui. Ou, para quem quiser ter acesso ao texto impresso clique aqui para ter acesso ao registro da Biblioteca na qual ele se encontra.